Home Moda Beleza DIY Playlist Decoração Contato

Beleza

7 Passos para combater a oleosidade

Dicas para acertar na sua rotina de beleza e virar uma expert no combate a oleosidade
A combinação de higiene, cuidados e produtos corretos ajudam a deixar a sua pele sequinha e longe do brilho da oleosidade por mais tempo. Acompanhe as dicas da CAPRICHO e livre-se desse incômodo.

1. Acerte na limpeza
Limpar a pele de forma correta ajuda a deixa-la sequinha por mais tempo e prolonga a duração do make. Por isso, faça do sabonete e do tônico os seus melhores amigos. Lave o rosto de 2 a 3 vezes ao dia (de manhã, de tarde e de noite) com sabonetes adstringentes e desengordurantes. E, em seguida, aplique um tônico adstringente para ajudar no controle da oleosidade, equilibrar o pH da pele e fazer uma limpeza mais profunda, livrando os poros das impurezas que o sabonete não conseguiu eliminar. Na fórmula, procure por ingredientes como enxofre, ácidos glicólico e salicílico. 

2. Hidrate e proteja
Para evitar o efeito rebote e estimular uma produção ainda maior de óleo, os hidratantes e protetores solares devem fazer parte da sua rotina. Escolha os produtos com fórmula oil-free e texturas mais leves como gel-creme e sérum. Após lavar o rosto, passe primeiro o hidratante e depois o protetor. Se tiver a sensação de que a pele começou a ficar mais oleosa após o uso de um desses produtos, verifique se a fórmula é específica para o seu tipo de pele e se contém óleo na composição.

3. Aposte nas máscaras
As máscaras de argila podem ser importantes aliadas no controle da oleosidade. Aposte nos produtos com argila verde, branca ou cinza para regular o sebo produzido pela pele e controlar a oleosidade e brilho. Aplique a máscara 1 vez por semana ou a cada 15 dias, depois de lavar o rosto, e deixa-a agir durante o tempo especificado no rótulo ou até secar.


4. Use primer ou BB Cream

Comece a maquiagem aplicando um primer ou BB Cream específico para o seu tipo de pele. Esses produtos tem o poder de minimizar e disfarçar a aparência dos poros e controlar o excesso de oleosidade. De quebra, ainda ajudam na fixação do make.

5. Escolha o make certo
Para ajudar a manter o aspecto sequinho da pele, dê preferência para os produtos com efeito mate e em pó, já que eles penetram de forma superficial e obstruem menos os poros. Além disso, tenha sempre um pó finalizador translúcido dentro da bolsa: eles são ideais para tirar o brilho sem pesar na cor do make. Aplique-o na Zona T (testa, nariz e queixo) sempre que a região começar a brilhar ou use um lencinho antibrilho para amenizar a aparência do óleo.

6. Use o demaquilante para o seu tipo de pele
Assim como os hidratantes e protetores, o seu demaquilante também deve seguir a regrinha de ser “oil free”. Evite os produtos em forma de creme e com fórmula bifásica. Aposte nas texturas mais leves e composições com ativos antioleosidade, como o ácido salicílico e o zinco.

7. Fique de olho na alimentação
O teor de gordura na alimentação pode influenciar no sebo produzido pela pele. Tente evitar o consumo de frituras, alimentos muito temperados e com corantes em excesso.

Quem deu as informações: Dra. Sheila Gonçalves, cosmetóloga e diretora técnica da Medicatriz Dermocosméticos e Débora Apelle, maquiadora.
fonte: Capricho

Nenhum comentário:

Postar um comentário